TUDO SÃO WEB SERVICES....
Uma coisa que é preciso não esquecer, e que pode causar alguma limitação, é que tudo tem que ser Web Services! Caso contrário não é possível a comunicação entre entidades!
Vejamos a seguinte imagem para esclarecer...

Plataforma PISNA
Noção de GRUPOS
Em conversa com o Bruno, surgiu uma nova ideia - GRUPOS!
Em que consiste um grupo e para que serve?
A justificação para que seja introduzido o conceito de GRUPO é a seguinte:
Imaginemos um serviço de notificação de Fogos (SNF), Transito (SNT), etc. . Serviços destes só queremos ter um de cada uma vez que vários serviços de notificação de Fogos, Transito, etc. seriam IGUAIS!!! Sendo assim, como é que se distingue o SNF da floresta Amazónia com o SNF da serra de Sintra? É aqui que entra o conceito de GRUPO, ou seja, basta existir um SNF (ou rélpicas do mesmo serviço espalhadas por tudo o que seja florestas...) mas os Bombeios de Sintra e Algueirão p.ex. que se registam no SNF, escolhem o grupo "Serra de Sintra", que pertence ao SNF. O mesmo se passa para os outros serviços. Por exemplo os clientes que se registam no SNT, moradores na zona de sintra, inscrevem-se no grupo IC-19, IC-17, etc. ou seja, não existe um SNT para cada estrada!!!
Como são feitas as notificações?
Para que os serviços não tenham que personalizar as mensagens para cada cliente e para cada tipo de destino (mail, sms, etc...) (o que levaria a ter duplicação dos dados dos clientes na plataforma e nos serviços => serviços mto complexos) os serviços têm que disponibilizar uma mensagem que possa satisfazer a grande maioria dos dispositivos de recepção das notificações. P.Ex. Se a mensagem contiver um resumo, um corpo, e eventualmente outros objectos (imagens, audio, etc...), conseguiriamos fazer com que fosse a plataforma a tomar a desisão do envio da notificação para os clientes (que é o objectivo do PISNA!!!), facilitando assim bastante os serviços. Assim é a forma ideal, dado que os serviços só têm que representar aquilo que são, ou seja Serviços!
Após a personalização de todas as mensagens, estas são enviadas para a plataforma, para os clientes serem notificados.
A notificação não é feita pelos serviços porque:
- Se um serviço mudasse de localização, teriamos que avisar todos os clientes. Assim, basta notificar a plataforma sobre uma qq alteração dum serviço, a plataforma actualiza os seus dados e continua a "conversar" com os clientes, ou seja, a mudança de localização de um serviço (ou outra qualquer alteração) é TRANSPARENTE para os clientes!
- A persistência (e garantia de entrega) das mensagens era mais uma das tarefas que os serviços teriam que suportar caso as notificações aos clientes fossem feitas pelos serviços, o que levaria a serviços complexos quando não há necessidade, ou seja, todas as tarefas comuns a todos os serviços, são disponibilizadas pela plataforma :)
A PISNA já está registada no UDDI (Na parte de testes disponibilizada pela Microsoft)
A PISNA já está registada no UDDI (Na parte de testes disponibilizada pela Microsoft)!
Para chegar lá é só seguir isto https://test.uddi.microsoft.com/Default.aspx e depois fazer login com o Passport.
O provider já está registado (e chama-se PISNA).
Existe um serviço de teste que tb já está registado! É só procurar por "Serviço de teste - Hello World" (ou qq uma destas palavras...)
UDDI
Após grande paragem (testes/exames/trabalhos) voltemos à carga! Temos que estudar o UDDI, saber para que serve, como funciona, etc.
Para isso aqui vai um link com as caracteristicas do UDDI v.3. É um texto muito longo, mas tem q ser...
http://uddi.org/pubs/uddi_v3.htm